quinta-feira, janeiro 25, 2007

D.Afonso Henriques-Nascimento e ascendencia

  • Nascimento
  • Andávamos tão entretidos a tentar descobrir se D.Afonso havia nascido em Guimarães ou em Coimbra, quando o historiador medievalista Almeida Fernandes, vem afirmar que D.Afonso teria nascido em Viseu, por meados de Agosto de 1109. Já que D.Teresa, sua mãe, retomando hábitos de família, se deslocava imenso a Viseu.Se quanto ao ano de nascimento, poucas dúvidas lhe restam que tenha acontecido em 1109, então poder-se-á verificar por documentos autênticos, por ela outorgados que passou a maior parte desse ano em Viseu.
  • A confirmar-se esta data de nascimento de Afonso Henriques,então terá nascido um mês depois da morte do seu avô (29 de Julho)
  • Ascendência
  • A mãe Teresa filha bastarda de Afonso VI, casou com Henrique de Borgonha, de alta linhagem francesa, era bisneto do rei Roberto II,sendo neto do primeiro duque de Borgonha. Para mais D.Constança mulher de Afonso VI era irmã de seu pai,também Henrique de seu nome.
  • Este pormenor contraria a ideia de que Henrique e Raimundo, teriam chegado à corte de Afonso VI ao mesmo tempo e que cada uma teria casodo com uma filha de Afonso.
  • Assim não foi Raimundo veio primeiro(1086), como já havia sido anteriormente referido, tendo casado com Urraca, a filha legítima e só mais tarde(1096) teria chegado Henrique. Se assim não fosse, naturalmente por ter linhagem superior a Raimundo, haveria de ter casado com a filha legítima e não com a outra

5 comentários:

louriça disse...

"Para mais D.Constança mulher de Afonso VI era irmã de seu pai,também Henrique de seu nome."

Explique lá melhor que me baralhei com os parentescos.

Luis Maia disse...

Vulgarmente conhecidas como TIA, é nome que se atribui á irmã do pai, que também era Henrique.
D.Henrique, pai do conde e a Constança eram irmãos.
Filhos de Roberto de Borgonha que era cunhado do Hugo de Cluny, que foi quem teve a ideia de convencer o conde D.Henrique a vir aqui prá parvónia.
Fácil não é ? quando se tem um quadrito á frente a dizer isso é mesmo fácil

Anónimo disse...

Testemunhos sobre a tese
“Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques”
de A. de Almeida Fernandes

No ano que se comemora os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, é com satisfação que vemos a tese do Dr. A. de Almeida Fernandes, sobre o nascimento do primeiro Rei de Portugal em Viseu, colher cada vez mais ecos favoráveis e apoios entre os investigadores de História Medieval.
A tese do nascimento em Viseu de D. Afonso Henriques “Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques” do historiador A. de Almeida Fernandes foi publicada a primeira vez na revista Beira Alta (XLIX, 1-2, 1990 a L-3, 1991), uma segunda vez em livro pelo Governo Civil do Distrito de Viseu (1993) e em terceira edição pela Fundação Mariana Seixas (2007). Durante estes 19 anos não surgiu nenhuma tese que a infirmasse.

Deixamos alguns testemunhos:

“Quanto ao nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, os documentos apresentados por V.ª Ex.ª não permitem outra conclusão”.
Professor Doutor Cónego Avelino de Jesus da Costa (1908-2000)
Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
in carta ao Dr. A. de Almeida Fernandes de 27 de Fevereiro de 1992

“Com base em informações indirectas, sobre o paradeiro dos pais do monarca, creio que a hipótese de Viseu [de A. de Almeida Fernandes] é a mais provável”.
Professor Doutor Bernardo Vasconcellos e Sousa
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa
in Público, Ano XVII, nº 6184, 5 de Março de 2007

“A doutrina [tese do nascimento em Viseu de D. Afonso Henriques] encontrou silêncios, mais sintomáticos em quem pedira o estudo; mas não suscitou polémica à altura, muito menos capaz de a infirmar, por um argumento que fosse. Passado o tempo, verifica-se que, ao contrário, a hipótese colheu ecos, favoráveis”.
Professora Doutora Maria Alegria Fernandes Marques
Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
in Prefácio, “Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques”, Fundação Mariana Serixas, Abril de 2007

“A demonstração feita por Almeida Fernandes alcança verosimilhança suficiente par se admitir como possível, ou mesmo a mais provável. É de facto admissível, com base nos documentos por ele invocados, que D. Afonso Henriques tivesse nascido em Viseu por meados do mês de Agosto de 1109”.
Professor Doutor José Mattoso
Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa
in “D. Afonso Henriques”, Circulo de Leitores, 2006

“Em 1993, segundo tese de Armando de Almeida Fernandes, no seu livro Viseu, Agosto de 1109, Nasce D. Afonso Henriques, deu-se início à hipótese, a mais credível, penso, de D. Afonso Henriques ter nascido em Viseu (05 de Agosto de 1109), contrariando princípios há muito tidos como assentes, pela tradição nacional”.
Professor Doutor João Silva de Sousa
Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa

“É de aceitar a tese de Almeida Fernandes. É de todas as teses sobre a data e o local do nascimento de D. Afonso Henriques a mais provável ”.
Doutor António Matos Reis
Investigador em História Medieval Portuguesa

Relativamente ao local de nascimento de D. Afonso Henriques, sobre o qual surgiu a hipótese de Viseu, e não Guimarães como afirma a tradição, o historiador [Marsilio Cassotti] admitiu essa “possibilidade”, pois no verão de 1109 Dona Teresa se encontrava em Viseu de facto: “Os documentos que falam de Viseu têm muita veracidade e é possível o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, […].”
Professor Doutor Marsilio Cassotti
Historiador, autor da biografia de D. Teresa (mãe de D. Afonso Henriques), “D. Teresa – A Primeira Rainha de Portugal”, Esfera dos Livros, 2008.
in entrevista Lusa, 3 de Julho de 2008

“Viseu é, quase, com muita probabilidade a terra de nascimento de D. Afonso Henriques […]”
Professor Doutor António Borges Coelho
Professor Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
in entrevista RTP, 30 de Março de 2009

Adriano disse...

Eu apesar de estar no 4º ano e já saber isso adorei ler mas se conseguir pode dizer em que ano morreu D. Afonso Henriques!

Bjs do Adriano 4ºano

Vítor Cruz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.