domingo, fevereiro 11, 2007

Batalha de S.Mamede-(1128)


24 de Junho é a data provável mas pode dizer-se para se ser mais rigoroso que terá acontecido até 3 de Agosto, porque no documento de doação do couto do Mosteiro do Pedroso (na foto), é declarado o infante Afonso princípe de todo o Portugal.

Vitória das forças aglutinadas da nobreza portucalense em torno de D.Afonso Henriques contra as de Fernão Peres de Trava, D.Teresa e do arcebispo de Compostela.

Contrariamente ao dito popular do "filho que bate na mãe", foram os cavaleiros fiéis a D.Teresa, vindos de Coimbra e de Viseu, que se dirigiram a Guimarães, para submeter D.Afonso Henriques. A batalha campal deu-se portanto perto daquele castelo.

Resultou dela a substituição dos detentores do poder no Condado, que escolheram o infante para seu chefe, recusando a aceitar a política que proclamava constituição de um reino que englobasse a Galiza e Portugal.

Pode pois considerar-se S.Mamede como a primeira pedra no edificar da independência de Portugal.

Uma tese, condenatória do jovem infante, pela sua atitude para com a mãe, após e Batalha de S.Mamede, aprisionando-a no castelo de Lanhoso, seria merecedora do "castigo divino" recebido anos mais tarde pelo seu próprio sofrimento após a derrota sofrida em Badajoz.

Sabe-se contudo por análise de documentos autênticos, que pouco tempo depois desta data já se encontravam ambos livres na Galiza.



6 comentários:

Anónimo disse...

Este texto é muito informativo

Anónimo disse...

eu nao li e acho que nao quero ler.. os reis sao uma ganda seca..
by.. peac and love

Anónimo disse...

muito interessante ajidou-me nnum trabalho sobre este

Luís Maia disse...

Ao anónimo III digo que ainda bem ajudou esse é um dos objectivo o outro é que para além dos trabalhos escolares, passe a gostar destas coisas

Ao Anónimo II manifesto a minha alegria por não ser obrigatório ler nada

Anónimo disse...

eu acho que este texto é muito informativo e ajudou-ne nos trabalhos da escola.

Viriato de Viseu disse...

Os cavaleiros de Viseu ao irem guerrear por Dª. Tereza, é mais uma prova de anos e anos de residencia dela em Viseu, que aliás herdou de seu avô Fernando Magno.
O Nascimento de D.Afonso Henriques na cidade de Viseu, de cada vez que se mexe na história, fica mais que provado.

ESTE BLOGUE É EXCELENTE !!!!!!!!!!!