terça-feira, agosto 07, 2007

O casamento do herdeiro do trono

  • (D.Dulce de Aragão)
  • Tornava-se necessário para a continuidade da dinastia de Portugal, não esquecendo que o reconhecimento papal ainda não tinha acontecido, negociar o casamento do inequívoco herdeiro do trono, com a máxima segurança que uma aliança com o reino de Aragão preferenciava como aliás já estivera para acontecer quando da negociação do casamento da infanta Mafalda com o herdeiro do trono de Aragão, Afonso II e que a morte prematura da infanta havia liquidado.
  • A negociação do casamento terá decorrido entre os regentes de Aragão já que Raimundo Berenguer havia morrido e Afonso II apenas teria 14/15 anos.

    Sem dúvida que este casamento interessava aos dois pequenos reinos peninsulares com relações difíceis com os seus vizinhos poderosos e muito agressivos ao passo que a distância entre Portugal e Aragão afastava em muito qualquer colisão de interesses.

    Não existe praticamente documentação sobre D.Dulce, nem sobre a negociação do dote, sabe-se que o casamento terá decorrido em Coimbra no ano de 1174.


    Mais informação sobre o tema desta mensagem pode ser acompanhado do meu blogue sobre D.Sancho I

Sem comentários: