quarta-feira, agosto 15, 2007

Saladino-Uma personalidade de respeito


  • Por esta altura em 1175 a fama de Saladino começa a espalhar-se há 6 anos que fora nomeado sultão do Egipto, sultão de um Império que se estendia da Síria, Egipto até a região central da actual Turquia.

  • Esse império originário da Síria, veio pôr fim e criar unidade política no mundo muçulmano cujas diversas seitas se guerreavam entre si pela hegemonia, que os enfraquecia.
  • Durante algum tempo os Estados cristãos sobreviveram na Asia, graças às divisões entre os seus inimigos, tendo os exércitos de seu tio, Nur ad-Din, governador de Alepo (Síria), derrotado todos os outros governantes muçulmanos.
  • Contudo para além do seu poderio militar Saladino, nascido curdo em Tikrik hoje território Iraquiano, salientou-se também e o seu lugar na História fica marcado por isso, pela sua personalidade.
  • Numa época em que governar significava crueldade e traição, Saladino destacou-se pela sua honestidade e humanidade, honrava a sua palavra a amigos ou inimigos e ao contrário do que acontecia com o comportamento cristãos, seus homens nunca massacraram prisioneiros indefesos, num tempo em que ainda ficara na memória a tomada de Jerusalém em 1090 pelo cristãos, tão sangrenta que se dizia que nalguns pontos o sangue corria e chegava aos joelhos.

Sem comentários: