quinta-feira, janeiro 17, 2008

Concessão do foral a Penela(1137)

Acontecimentos em Portugal
  • Concessão do foral de Penela
Penela recebe o seu primeiro foral, atribuído por D. Afonso Henriques, em 1137.
Dois anos depois, em 1139, D. Afonso Henriques terá participado no fossado da Ladeia (designação da região entre Penela e Ansião) e, cinco anos depois, em 1142, D. Afonso Henriques cria outro concelho a cerca de 5 km de Penela, num dos montes Germanelos, onde constrói um castelo
.

A primeira referência escrita a Penela porém, data do ano de 1087 e surge no testamento do Conde D. Sesinando. Naquele documento, o que foi o primeiro governador de Coimbra após a reconquista definitiva da cidade, diz ter “povoado o castelo de Penela”.

  • Destruição do Castelo de Leiria
Existe alguma controvérsia acerca das datas da destruição pelos mouros do castelo em Leiria que havia sido construído em 1135.

Algumas notas podem ser revistas na postagem seguinte


A destruição do castelo de Leiria-19
  • Julho,04-Paz de Tui assinada entre D.Afonso Henriques e D.Afonso VII
Assinado entre D.Afonso Henriques e D.Afonso VII, foi um acordo de ordem feudal em que D.Afonso VII considerou seu primo como vassalo de origem regia, que reforçaria o seu titulo de imperador. Para além da devolução de tudo o que havia conquistado comprometeu-se a não mais atacar nem nenhum dos seus homens, territórios na Galiza que reclamava como herança de sua mãe.

Ver mais na postagem seguinte


O pacto de Tui-17

Acontecimentos fora de Portugal
  • Aragão-Morte do rei Ramiro II sucedendo-lhe Petronilha
Ramiro o monge que tinha herdado a coroa após quase 40 anos de convento e que por dispensa do Papa se havia casado com a filha dos condes de Poitiers, tivera uma filha de nome Petronilha a favor de quem abdicou da coroa de Aragão, quando ela contava apenas 2 anos, depois de a ter casado com Ramon Berenguer conde de Barcelona e que ficou a governar em nome da jovem Rainha.
  • França-Morte de Luís VI o Gordo sucedendo-lhe seu filho Luís VII
Rei capetíngio, nascido em Paris, cuja dedicação à ordem e à justiça, tornou muito popular com as classes médias e o clero. Firmemente estabeleceu sua autoridade dentro do domínio real, suprimindo a violência dos fora da lei e castigando os malfeitores.

Continuou a política paterna contrária a presença inglesa na Normandia e esteve quase que continuamente em guerra com Henrique I.
  • Dezembro, 13-Sacro Império Germânico-Morte do Imperador Lotário II
No regresso à Alemanha das campanhas de Itália , morre durante a viagem ainda no Tirol. Após a morte de Lotário, chega finalmente a vez da casa dos Hohenstaufen.

Conrado será eleito (1138) rei da Germânia, elevando a casa de Stauf à realeza, governando como Conrado III.

Sem comentários: